É Canon ou Nikon?

Quando você diz que comprou uma câmera fotográfica ‘profissional’, a primeira pergunta costuma ser:

É Canon ou Nikon?

São os dois nomes mais fortes da fotografia digital. E muitas vezes seus seguidores cegados pelo próprio fanatismo, defendendo com unhas e dentes a sua marca divinizada, desconsideram a existência de outras marcas, e tratam Canon e Nikon como Corinthians e Palmeiras – Quem ama uma, tem repúdio e ódio pela outra.

Intolerância, essa é a lei do fanático. O indivíduo disposto a se utilizar de qualquer meio para afirmar a primazia de sua marca, chega a fazer comparações de micro detalhes e recursos que pouco importam e provavelmente ele nunca venha a utilizar, mas não tem quem o faça desacreditar que tal recurso é o que faz toda a diferença.

Até os menos alienados Canonzistas, não diferente dos Nikonzeiros, torcem o nariz, ainda que involuntariamente, quando ouvem o nome da concorrente do seu mais sagrado equipamento.

Nessa eterna luta entre o bem e o mal, como ficam as demais almas que ainda estão na dúvida se vão de Canon ou de Nikon? E ai, compro uma Canon ou Nikon?!?!?!

E eu respondo: Sei lá, não uso nenhuma das duas.

Salve Pã! E agora?

Eu acho fantásticas as câmeras da Nikon tanto quanto as da Canon, só que optei por ter uma Sony.

Não, não defendo a marca com unhas e dentes e tampouco considero você um herege se sua câmera for uma Nikon, Canon, ou qualquer outra das muitas e boas marcas que existem no mercado.

Eu não quero convencer ninguém que a marca X é melhor ou pior do que outras marcas, até por que é injusto comparar apenas a marca de uma câmera, dentre uma grande variedade de modelos e tecnologia que os fabricantes oferecem, sem contar ainda que quem manda mesmo no conjunto todo é a lente. A cada modelo e geração é perfeitamente normal que a marca X se sobressaia em um quesito enquanto a marca Y em outro e isso nem sempre é uma constante.

Então diz ai então por que você usa Sony?

Bem, quando comecei com o trabalho de fotografia de viagem, desde sempre o meu veículo principal é a motocicleta. Sempre viajo com a esposa, e considerando todos os compartimentos de bagagem que a moto tem, desde os baús laterais até os bolsos das jaquetas, isso dá menos da metade da capacidade do porta malas de um carro pequeno, além do fato de que o espaço disponível é fragmentado em diversos compartimentos, a carga precisa ser distribuída de forma balanceada entre as laterais e não pode ultrapassar 30 quilos.

Por motivos óbvios, minha câmera fotográfica precisa entregar qualidade no menor tamanho e peso possível. Na hora de comprar, de cara as grandes e pesadas DSLRs foram descartadas e sem dúvidas um modelo mirrorless seria eleito como a minha companheira de viagens.

E dentre os modelos disponíveis de câmera mirrorless a Sony foi a minha escolha.

E antes de comprar a Sony, namorei a Panasonic, também vi a Samsung, e sem dúvidas poderia ter sido uma Canon, Nikon ou qualquer outra marca. Só que, para as minhas necessidades, foi a  Sony que melhor atendeu.

Já as suas necessidades podem ser completamente diferentes, e talvez uma outra marca e modelo de câmera seja a mais indicada para você. Essa é uma questão muito pessoal de cada fotógrafo e do tipo de fotografia que ele produz.

Ok, ok… Mas se a Sony é tão boa assim “pra você”, por que “todo mundo” prefere Canon ou Nikon?

Tanto a Canon como a Nikon estão no mercado de fotografia a anos e entregam produtos de altíssima qualidade.

Cada fabricante de câmeras tem seu próprio padrão de encaixe de lentes. Logo, se você tem várias lentes em um padrão Canon, só conseguirá usar essas lentes em outra marca de câmera com um adaptador, sendo que nem sempre é possível e nem todos recursos podem estar disponíveis. Ou seja, não é o melhor dos mundos.

Sendo assim, quem fotografa de Canon, dificilmente vai migrar para outra marca, o mesmo acontece com quem fotografa de Nikon. Lentes custam muito caro e podem ser utilizadas por décadas quando bem cuidadas.

Outro fator importante é que tanto a Canon como a Nikon por estarem no mercado a muito tempo, a oferta de variedade de lentes para estas marcas é muito grande. Enquanto para uma DSLR da Canon existe mais de 150 lentes disponíveis, para outras marcas de câmera este universo é muito menor, e o mesmo acontece com acessórios e opcionais.

Outro fator importante acaba sendo a indicação. Quem começa no ramo, sempre busca opinião de outros profissionais, que na grande maioria vem trabalhando com estas marcas.

Por estes e outros motivos, a maioria dos profissionais acabam se limitando em Canon e Nikon, o que facilita emprestar e alugar lentes e acessórios de outros profissionais ou empresas.

Isso se aplica bem com as DSLRs. Quando falamos de câmeras mirrorless, estas são relativamente novas no mercado e cada fabricante acabou criando um novo padrão de encaixe de lentes para estas pequenas possantes. Logo, para quem vai começar do zero nessa linha, as vantagens da Canon e Nikon no mundo das reflex não se estende igual na linha mirrorless. Alias, na minha opinião, acho que estas duas gigantes chegaram no mundo mirrorless um pouco atrasadas em relação a outras marcas, talvez por quererem manter e incentivar o mercado das DSLR, elas não estão dando passos tão largos como as concorrentes nesse segmento.

Mas enfim, Canon ou Nikon?

Glória Senhor, vamos lá…

Compare os modelos de acordo com as suas necessidades reais. Não fique só entre Canon e Nikon, mas todas que o mercado oferece, e compre aquela que mais combina com você, que traz as qualidades e recursos que você realmente precisa e está disposto a pagar. Outras pessoas podem te dar conselhos e indicações, mas lembre-se que a necessidade é a sua, e não a dos outros.

 

Esse artigo foi escrito originalmente em 2015, e foi revisado agora em 2019.
Vale ressaltar que nesse intervalo, as marcas Sony e Panasonic dispararam no mundo mirrorless, sendo a Sony referência de câmeras de sensor full frame e APS-C nesse segmento, e a Panasonic entregando excelentes modelos em linhas de sensores de menor tamanho. – Quando se fala em vídeo com câmeras ‘fotográficas’, estes nomes são destaque, além da Canon.
No último trimestre de 2018 a Nikon encerrou suas atividades no Brasil, e nos dias de hoje, Canon x Sony é a briga da vez principalmente em gravação de vídeo. A Nikon ainda é um nome forte, porem a falta de suporte no Brasil fará com que ela perca destaque com o tempo.
Já em fotografia, ainda são ressaltados os nomes Canon e Nikon, tema de debate deste artigo.
E qual é a melhor? Aquela que atende bem as suas necessidades.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode adicionar uma imagem.